Castas

A sociedade em Admirável Mundo Novo é dividida em castas de acordo com a necessidade dessa sociedade de indivíduos mais aptos ou menos aptos (biologicamente e psicologicamente) para determinadas tarefas.

As castas são nomeadas com letras gregas e representadas por cores: Alfa (cinza), Beta (amora), Gama (verde), Delta (cáqui) e Ípsilon (preto).

Esse sistema de castas é bastante eficaz no livro, pois os indivíduos – devido seu condicionamento – não almejam pertencer a outra casta senão a sua própria. Outro fator relevante é o de que certos serviços são efetuados exclusivamente por uma determinada casta, porque os tipos de trabalho também são divididos de acordo com as castas. De acordo com o Dicionário do Pensamento Social do Século XX , a “palavra casta indica um grupo hereditário, endógamo, associado a uma ocupação tradicional e classificado, de acordo com isso, segundo uma escala de pureza ritual“.  No livro essa denominação fica restrita a classificação apenas, pois não há hereditariedade, não há indivíduos que se reproduzem com outros da mesma tribo ou classe, para manter a raça ou nobreza.  Ocupação tradicional não se encaixaria por ser uma sociedade que visa sempre a priorizar o novo, o que é velho não é aceito ou melhor, nem é divulgado, veiculado, portanto não seria uma tradição aquela sociedade ser dividida em castas.

Atualmente, temos a Índia como exemplo de sociedade de castas. também não existe a mobilidade de castas. Porém com o advento da “igualdade para todos” que é difundido aos quatro cantos do mundo, não me espantaria que com o passar dos anos, as castas indianas começassem a se dissipar.

Com a eficacia de não perturbar a estabilidade social, as divisão social em castas do livro mantêm os “indivíduos” vivendo felizes com sua vida, trabalho e recebendo sua ração diária de soma para que nada os aborreça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s